Foto: Reprodução/
Fonte Nova com quase 50 mil torcedores acreditando no Tricolor. O Bahia está de volta à CONMEBOL Libertadores! Com a vitória por 2 a 0 para cima do Atlético-GO, neste domingo (8), o Tricolor terminou o Brasileirão na 8ª colocação, o suficiente para garantir o seu lugar na principal competição do continente.
Na última rodada, a equipe disputava a vaga com o Cruzeiro, que também tinha chances, mas acabou tendo que se contentar com a 9ª posição e a classificação à CONMEBOL Sul-Americana.
Com isso, o Bahia retorna à Libertadores depois de 36 anos. A última vez que o time esteve no torneio foi em 1989.
Apesar de estar garantido na Libertadores, o Bahia ainda precisará passar por dois desafios para chegar à fase de grupos. Isso porque o time estreia na 2ª fase prévia, que acontece entre os dias 19 e 26 de fevereiro. Caso se classifique, o time ainda disputa a 3ª fase, entre 5 e 12 de março. Só se superar tudo isso é que os baianos vão à fase de grupos, que começa dia 2 de abril de 2025.
A colocação dá ao Tricolor um valor de R$ 31,5 milhões em premiação e também a vaga na fase prévia da Libertadores. Além do Bahia, outro brasileiro que jogará a fase prévia é o Corinthians. Os demais classificados (Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Fortaleza e São Paulo) estão garantidos na fase de grupos.
A classificação à Libertadores é histórica para o Tricolor, que disputará o torneio pela terceira vez apenas. A primeira aconteceu em 1960, com eliminação nas quartas de final. Depois, em 1964, caiu para o Deportivo Itália. A última participação foi em 1989, quando não passou da fase de grupos.
Tudo indica que, para não fazer feio na volta ao torneio, o Bahia vai investir como na temporada passada, quando buscou nomes desejados no mercado, como o volante Caio Alexandre, o meia Everton Ribeiro e o atacante Luciano Rodríguez.
Para isso, conta com o aporte do Grupo City. A classificação à Libertadores aconteceu justamente no primeiro ano de parceria com o conglomerado, o que anima a torcida para o futuro, mesmo com a queda de rendimento no segundo turno..
Depois de virar o turno em sétimo lugar, com 31 pontos, o Esquadrão não manteve o nível. Nas últimas dez rodadas, o time amargou seis derrotas e só foi confirmar a classificação ao torneio sul-americano na rodada final.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 2 X 0 ATLÉTICO-GO
BAHIA – Danilo Fernandes; Gilberto, Kanu, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Yago Felipe), Thaciano (Biel) e Everton Ribeiro (Cauly); Ademir (Everaldo) e Luciano Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
ATLÉTICO-GO – Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins (Pedro Henrique), Alix e Guilherme Romão; Roni, Gonzalo Freitas (Luiz Gustavo), Rhaldney (Lacava), Shaylon (Janderson) e Alejo Cruz; Derek (Hurtado). Técnico: Anderson Gomes.
GOLS – Thaciano, aos 40 minutos do primeiro tempo. Luciano Rodríguez, aos 12 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Acevedo e Yago Felipe (Bahia); Gonzalo Freitas (Atlético-GO).
ÁRBITRO – Gustavo Ervino Bauermann (SC).
RENDA – Não disponível
PÚBLICO – 48.476 torcedores.
LOCAL – Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).